Estratégia

Posicionamento de Mercado

Acreditamos que a Bemobi desenvolveu um posicionamento forte em um mercado crescente de serviços digitais nos países emergentes. Nos últimos anos, desenvolvemos um modelo de crescimento (playbook) que vem sendo executado de forma consistente, buscando a geração de efeitos de rede, sempre que possível, e se utilizando de ganho de escala o que justifica os maiores gastos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) necessários para manter um maior diferencial competitivo.

Em sua forma mais básica o “playbook” é baseado em três dimensões principais:

Novas Parcerias & Geografias: conforme estabelecemos novas parcerias em novas geografias e novos segmentos da economia, maior se torna o nosso mercado endereçável e maiores se tornam as nossas oportunidades de expansão.

Serviços Digitais: conforme lançamos mais serviços de digitais com aderência à demanda de usuários móveis de países emergentes através de nosso modelo B2B2C, maior se torna nosso potencial de vendas sob a mesma base de usuários endereçáveis.

Canais Digitais: em paralelo ao lançamento dos serviços integramos nossa plataforma proprietária de canais digitais Loop, viabilizando uma distribuição escalável e previsível para converter os usuários endereçáveis em clientes.

A combinação desses três pilares é a base do crescimento sustentável da Bemobi nos últimos anos e sua evolução é a base para nosso crescimento futuro.

Quanto maior nossa escala nesses três pilares, maior o nosso investimento em P&D de modo a aprimorar a qualidade de nossos serviços e a efetividade de nossos canais.

Vemos oportunidades de crescimento adicional promissoras, como:

Novas Parcerias & Geografias: expansão para novos países, elevar nossa penetração nas geografias que já estamos presentes, novas parcerias com operadoras e novas parcerias com bancos digitais, wallets e e-commerces.

Novos Serviços: lançamento de novos serviços que alavanquem oportunidades de cross-sell e/ou upsell para nossa base de clientes atual (i.e. mais de 67 milhões de assinaturas e mais de R$ 1 bilhão de transações em microfinanças) e que tenham a aderência aos nossos canais digitais atuais.

Novos Canais: criação de novos pontos de contato digital para os clientes móveis que possam gerar novas oportunidade de vendas de serviços.

Acreditamos que tal estratégia de crescimento possui um grande potencial, haja visto a comparação entre a penetração de assinaturas que possuímos no Brasil (8,7%*), a penetração de nossas operações internacionais (0,6%*) e nosso mercado endereçável (2,5 bilhões de usuários).
*Dados referentes ao 3º Trimestre de 2021.

Cabe salientar que possuímos oportunidades de expansão não só de forma orgânica, mas também inorgânica, essa última por meio de aquisições que alavanquem nossos pontos fortes e os diferenciais do nosso modelo atual (atuação digital pura, parcerias B2B2C sólidas, foco em países emergentes e canais digitais proprietários).

A Companhia concluiu em fevereiro de 2021 o processo de abertura de capital na bolsa de valores brasileira (B3) com objetivo de acelerar ainda mais seu crescimento orgânico nos canais, produtos e serviços existentes, em especial fora do Brasil, e viabilizar sua estratégia de crescimento inorgânico (via aquisições), capturando as inúmeras oportunidades existentes e ampliando o retorno para os nossos acionistas.

Vale destacar que procuramos Companhias que complementem e reforcem as mesmas avenidas de crescimento descritas para o nosso crescimento orgânico. Em outras palavras, são de nosso interesse os seguintes perfis de empresas, sem a eles nos limitar: (i) empresas que nos tragam novos canais de distribuição ou expansão daqueles já existentes; (ii) serviços complementares aos já oferecidos (pagamentos, microfinanças, games, entre outros); e (iii) companhias localizadas em regiões ainda sub exploradas pela Bemobi.

Avançamos, recentemente, de forma significativa nessa agenda com a concretização de duas importantes aquisições, da M4U e da Tiaxa, que vem para complementar e reforçar a estratégia de crescimento orgânico em curso.

De um lado, a M4U amplia e complementa as opções de serviços de Microfinanças e Pagamentos com soluções e competências em meios de pagamento digital, gestão de cobrança recorrente e controles antifraude, que reforçam nosso posicionamento no Brasil e que poderão ser replicados em nossas operações internacionais.

A Tiaxa, por sua vez, possui uma linha de negócio muito sinérgica com a Bemobi na frente de adiantamento de saldos de recarga, onde são referência internacional ao apresentarem modelos de Score de Crédito diferenciados, o que permite maior diversificação do ponto de vista de canais de clientes (ex. empresas do varejo, bancos, fintechs, etc.) e de produtos (ex. Monetização de Dados). Além disso, desenvolve uma série de Plataformas usadas como serviço pelas operadoras que viabilizam a gestão da oferta de serviços digitais, das regras e controles de mensageria e a orquestração de campanhas. Com isso, fortalece nosso portfólio de plataformas de Comunicação (soluções de caixa postal, anti-spam, identificador de chamadas e conversão de mensagens de voz em texto).