Histórico

Histórico da Companhia e no Mercado de Capitais

Bemobi é uma Companhia aberta, listada na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”) sob o ticker BMOB3. O registro do IPO, o registro do emissor na categoria “A” e a listagem de nossas ações na B3 foram concluídos no início de 2021 sendo 10 de fevereiro o início das negociações de nossos papéis.

Antes do IPO, a Companhia era controlada diretamente pela Bemobi Holding AS, cujas ações são integralmente detidas pela Otello Corporation ASA, holding listada na Oslo Stock Exchange. A Otello era originalmente conhecida através da marca Opera Software e foi uma das empresas precursoras da Internet na Europa, com mais de 20 anos de história. Ela criou o Opera browser, que foi um dos navegadores de Internet mais utilizados do mundo em telefones móveis, e foi protagonista do início da Internet móvel na maior parte dos países emergentes, com mais de 350 milhões de usuários únicos por mês. No Brasil, a Opera Software atuava através da Opera Software Brasil, que era a responsável pela venda de serviços de mobile marketing em todo território nacional.

A Bemobi teve sua origem como uma unidade de negócio da empresa Brasileira M4U (Mobile 4 You), uma das pioneiras no então nascente mundo dos dados móveis no início dos anos 2000. Em sua origem, trabalhava no chamado segmento de serviços de valor agregado móvel e estabeleceu desde cedo sólidas parcerias com operadoras de telecom, com foco na criação de serviços inovadores que complementam as receitas das operadoras de telefonia para além dos serviços base de voz e dados.

  1. 2009 - Fundação

    Em 2009 a M4U foi vendida para a Cielo e foi feito uma cisão (Spin-off) da unidade de negócios como uma empresa independente. Naquele momento o foco da empresa era a distribuição de serviços móveis no Brasil, ainda em sua versão 1.0, e usando as operadoras como único canal de venda.

  2. 2013 - Lançamento Apps Club

    Em 2013, após a aceleração das redes de dados 3G e o início da migração dos telefones móveis para smartphones, o mercado dos serviços digitais móveis começou uma migração de valor e controle das operadoras de telecom para empresas como Google e Apple que detinham o controle das lojas de aplicativos. Observando esta tendência, a Bemobi aumentou seu investimento em P&D, reforçou sua equipe chegando a 100 colaboradores e lançou a primeira versão do seu principal serviço atual, o Apps Club. Em 2 anos as 4 grandes operadoras nacionais lançaram o serviço em parceria com a Bemobi, expandindo o acesso ao serviço para quase todo os usuários de telefonia do Brasil.

  3. 2015 - Aquisição pela Opera e Início da Expansão Internacional

    Se alavancando no sucesso do serviço no Brasil em 2015 a Bemobi iniciou o processo de internacionalização pela América Latina fechando novos acordos com o grupo America Movil e Telefonica/Movistar. Neste mesmo ano, a Bemobi foi adquirida pela Opera que identificou o Apps Clube como o serviço ideal para usar a força da Opera em países emergentes para alavancar suas vendas, em função de sua relação com operadoras móveis nestes países, e na audiência de seu navegador móvel (Opera Mini). Ainda em 2015, a Bemobi desenvolveu sua primeira versão da plataforma proprietária de canais como uma forma de criar um canal de distribuição de melhor qualidade para distribuir seus serviços com seus parceiros. A Bemobi terminou o ano de 2015 com mais de 14 milhões de assinantes.

  4. 2016 - Consolidação Internacional

    Em 2016 a Bemobi estruturou a empresa para sua expansão internacional, que efetivamente ganhou tração em 2017 quando acelerou e estabeleceu parcerias com 47 operadoras em mais de 20 países, inicialmente com o serviço Apps Club. Neste mesmo ano, a Bemobi expandiu a presença de sua plataforma proprietária de canais para as demais operadoras no Brasil. No ano de 2017, a Bemobi terminou com mais de 150 colaboradores e mais de 20 milhões de assinantes.

  5. 2019 - Ampliação do Portfólio e Primeiro M&A

    Em 2019, passamos a atender 65 operadoras em 35 países. Expandimos o alcance de nossa plataforma proprietária de canais para mais 15 operadoras pelo mundo, criando também uma nova versão desta plataforma (Bemobi Loop). Adquirimos a operação (ativos) do Brasil e América Central da Nuance Communications Inc. A aquisição foi integrada em menos de 5 meses e deu origem a duas novas linhas de serviços que rapidamente ganharam tração (serviços de mensageria de voz e microfinanças). O ano de 2019 terminou com 204 colaboradores diretos e mais de 34 milhões de assinantes em suas diferentes linhas de serviço.

  6. 2020 - Abertura de Capital na B3

    Em 13 de outubro de 2020, a Assembleia Geral da Bemobi Mobile Tech S.A. autorizou o pedido de registro junto à CVM da oferta pública inicial de ações da Companhia (“IPO”), e de emissora categoria A”. O IPO se deu a partir da emissão primária de ações pela Companhia para captação de recursos cujo objetivo principal será acelerar a agenda de M&A da Companhia. O registro do IPO, o registro de emissora categoria “A” e a listagem das ações da Companhia na B3 aconteceram no início de 2021 e a estreia de nossos papéis sob o código BMOB3 aconteceram em 10 de fevereiro.