Diretoria e Conselho

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é composto por no mínimo, 03 (três) e, no máximo 05 (cinco) membros titulares, e até igual número de suplentes, com mandato unificado de 02 (dois) anos, dentre os quais um Presidente e um Vice-Presidente, eleitos pelo Conselho de Administração. Dos membros do Conselho de Administração, no mínimo, 2 (dois) ou 20% (vinte por cento), o que for maior, deverão ser conselheiros independentes, conforme o Regulamento do Novo Mercado, devendo a caracterização dos indicados ao Conselho de Administração como conselheiros independentes ser deliberada na Assembleia Geral que os eleger.

Nome Cargo
Lars Boilesen Presidente do Conselho de Administração

O Sr. Lars Boilesen é bacharel em economia e administração de empresas pela Aarhus School of Business e pós-graduado pela Kolding Business School. Ele ocupou o cargo de Diretor Regional no Grupo Lego de 1993 a 1997, onde desenvolveu o mercado na Rússia para aquela empresa. De 1998 a 2005 trabalhou na Tandberg, tendo ocupado os cargos de Diretor de Marketing para as regiões da Europa do Norte e Ásia-Pacífico, Vice-Presidente de Vendas Global Em seguida, ele trabalhou na Alcatel-Lucent como CEO para os países nórdicos e bálticos de 2005 a 2009. Na Opera (Otello Corporation ASA), ele foi o Vice-Presidente Executivo de Vendas e Marketing de 2000 a 2005, membro do Conselho de Administração da empresa de 2007 a 2009. Desde 2010, o Sr. Boilesen é Diretor da Ottelo.

O Sr. Lars Boilesen declarou para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. Adicionalmente, declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável.

Pedro Santos Ripper Membro

Pedro Santos Ripper é Diretor Presidente da Companhia. Adicionalmente, é Membro do Conselho de Administração da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, Positivo Tecnologia S.A., BR Distribuidora  e Mobicare Ltda. e Diretor Presidente da Companhia (desde julho 2013); Foi Diretor Executivo da Oi S.A. –(2008 a 2013), Diretor Geral e Presidente da Cisco Systems (2003 a 2008), Diretor Executivo da Promon (2000 a 2003).

Pedro Santos Ripper declarou para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. Adicionalmente, declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável.

Fiamma Zarife Membro Independente

Fiamma Zarife é membro do Conselho de Administração da Companhia. Em 1999, entrou na ATL – Algar Telecom Leste e iniciou uma trajetória de 15 anos em telecomunicações, com passagens pela TIMnet, Oi, Claro e Samsung, atuando nas áreas de Serviço de Valor Agregado e Inovação, sendo responsável pelo lançamento de soluções como SMS, Mobile TV, Mobile Banking Mobile Advertising e Banda Larga. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora-Geral do Twitter no Brasil, onde é responsável pelo desenvolvimento da estratégia comercial da empresa no Brasil.

Fiamma Zarife declarou para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. Adicionalmente, declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável.

Francisco Tosta Valim Filho Membro Independente

Francisco Tosta Valim Filho é membro do Conselho de Administração da Companhia. Foi Diretor Presidente da Nextel Telecomunicações Ltda. A Nextel Telecomunicações é uma subsidiária da NII Holdings, Inc, empresa de serviços de comunicação móvel cuja matriz esta sediada na cidade de Reston, Virgínia, Estados Unidos. No Brasil, o início das operações deu-se em 1997 com o sistema de radio trunking push to talk (PTT). A partir de 2010, a empresa foi autorizada pela Anatel a ingressar no Serviço Móvel Pessoal (SMP) obtendo licenças para cobertura nacional de voz e dados de telefonia celular de terceira e quarta gerações (3G e 4G). Foi Diretor Presidente da Via Varejo S.A.. Foi Diretor Presidente da Oi S.A.

O Sr. Franciso Valim declarou para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. Adicionalmente, declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável.

Carlos Augusto Leone Piani Membro Independente

Carlos Augusto Leone Piani é membro do Conselho de Administração da Companhia. Adicionalmente, possui título de CFA Charterholder pelo CFA Institute e participou do Owner/President Program da Harvard Business School (2008). Foi Diretor-Presidente da Kraft Heinz no Canadá (2018). Atualmente é conselheiro da Equatorial Energia e Diretor responsável por iniciativas Estratégicas e Fusões e Aquisições Globais Da Kraft Heinz.

Carlos Augusto Leone Piani declarou para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. Adicionalmente, declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável.

Roger Solé Rafols Membro Independente (Suplente)

Roger Solé Rafols é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. Possui 23 anos de experiência em telecomunicações, nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos, inovação, estratégia e gestão de P&L. O Sr. Roger Solé é desde Abril de 2020 Vice-Presidente de Marketing (CMO) da WeWork. Antes, serviu como CMO da Sprint Corporation de 2015 a 2020, a onde teve papel fundamental no turnaround da empresa e processo de fusão com a T-Mobile. Antes disso, exerceu os cargos de Vice-Presidente de Marketing (CMO) (2009-2015) e Diretor de Marketing Consumer (2009-2011) na Tim Brasil.

Diretoria

A Diretoria será composta por até 3 (três) membros, residentes no Brasil, acionistas ou não, eleitos pelo Conselho de Administração, por um prazo de mandato de 3 (três) anos, permitida a reeleição, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Financeiro e de Relações com Investidores (cujo cargo poderá ser cumulado pelo Diretor Financeiro) e um Diretor de Vendas e Marketing, todos eleitos e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Conselho de Administração. Na hipótese de o cargo de Diretor de Relações com Investidores não ser cumulado com o de Diretor Financeiro, a Diretoria será composta por 4 (quatro) membros.

Nome Cargo
Pedro Santos Ripper Diretor Presidente

Pedro Santos Ripper é Diretor Presidente da Companhia. Adicionalmente, é Membro do Conselho de Administração da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, Positivo Tecnologia S.A., BR Distribuidora e Mobicare Ltda. e Diretor Presidente da Companhia (desde julho 2013); Foi Diretor Executivo da Oi S.A. –(2008 a 2013), Diretor Geral e Presidente da Cisco Systems (2003 a 2008), Diretor Executivo da Promon (2000 a 2003).

Pedro Santos Ripper declarou para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. Adicionalmente, declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável.

Rodin Spielmann de Sa Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Rodin Spielmann de Sa é Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia. Adicionalmente, foi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Ideiasnet (2001 a 2010), Diretor Financeiro na Brasif (2010 a 2012), Investment Banker no Banco Brasil Plural (2012 a 2014) e Diretor Financeiro na Wide Educação (2016 a 2018).

Rodin Spielmann de Sa declarou para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. Adicionalmente, declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável.

Comitês

O Conselho de Administração pode criar comitês de assessoramento, aos quais cabe a análise e a discussão das matérias definidas como de sua competência, bem como a formulação de propostas e recomendações para deliberação pelo Conselho de Administração. Os comitês poderão atuar, entre outras, nas seguintes áreas: (i) estratégica e financeira, (ii) governança corporativa, conduta e ética, e (iii) remuneração de administradores e desenvolvimento executivo. A Companhia não possui comitês de assessoramento estatutários.

Nome Cargo
Maria Salete Garcia Pinheiro Membro

Maria Salete Garcia Pinheiro é membro do Comitê de Auditoria da Companhia. Adicionalmente, atua como membro em Conselhos de Administração e Fiscal, além de Comitês de Auditoria.  Atuou como auditora Independente por 38 anos na PwC, sendo 23 anos como sócia de auditoria. Participou do corpo executivo da PwC no Brasil com funções de responsabilidade pela área de recursos humanos no escritório do Rio de Janeiro no período de 1995 a 2000; de 2003 a 2008 foi indicada para liderar a operação da firma nas regiões Norte e Nordeste e de 2008 a 2018 retornando ao Rio de Janeiro foi responsável pela área de expansão de negócios com foco em empresas familiares. Durante a sua carreira em auditoria atuou nos segmentos financeiro, segurador, produtos de consumo, energia, infraestrutura, incorporação imobiliária, dentre outros.

Maria Salete Garcia Pinheiro declarou para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. Adicionalmente, declara que não é considerada uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável.

Carlos Augusto Leone Piani Membro

Carlos Augusto Leone Piani é membro do Comitê de Auditoria da Companhia. Adicionalmente, possui título de CFA Charterholder pelo CFA Institute e participou do Owner/President Program da Harvard Business School (2008). Foi Diretor-Presidente da Kraft Heinz no Canadá (2018). Atualmente é conselheiro da Equatorial Energia e Diretor responsável por iniciativas Estratégicas e Fusões e Aquisições Globais Da Kraft Heinz.

Carlos Augusto Leone Piani declarou para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. Adicionalmente, declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável.

Manuel Luíz da Silva Araújo Membro

Manuel Luíz da Silva Araújo é membro do Comitê de Auditoria da Companhia. Adicionalmente, possui 47 anos de experiência profissional em auditoria contábil e em consultoria de gestão de riscos, controles internos, e auditoria interna, em trabalhos realizados para os mais diversos tipos de clientes da PricewaterhouseCoopers (PwC) Brasil, onde se aposentou em 30 de junho de 2014. Atuou durante 41 anos na PwC, sendo 25 anos como sócio responsável por projetos de consultoria e auditoria independente. Atuou em clientes dos mais variados segmentos da economia, com atuação predominante nos últimos anos em instituições financeiras e seguradoras. Como sócio de consultoria da PwC foi responsável pela condução de diversos projetos de consultoria em controles Internos, gestão de riscos e de compliance, incluindo a adaptação à Seção 404 da Lei Sarbanes-Oxley, para empresas com registro na SEC. Foi responsável pelos projetos de consultoria e outsourcing em Auditoria Interna nos escritórios da PwC de São Paulo e Rio de Janeiro. Anteriormente à atuação como consultor de empresas, ainda na PwC, atuou como auditor independente de demonstrações financeiras de várias e relevantes empresas no cenário nacional, tanto na área industrial como de instituições financeiras, nos escritórios do Rio de Janeiro, Vitória, Porto Alegre e São Pualo. Nos últimos seis anos vem atuando como membro de Comitês de Auditoria e Conselho Fiscal, notadamente da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG), do Grupo Icatu Seguros S.A. e do Grupo HDI Seguros S.A., além de atuação em consultoria de serviços de gestão de riscos e auditoria interna em companhia de aviação no Brasil. Ingressou na PwC Brasil em 1973, na área de auditoria independente no Rio de Janeiro. Além do Rio de Janeiro, atuou nos escritórios de Vitória-ES, Porto Alegre-RS e São Paulo-SP. No escritório do Rio de Janeiro foi responsável pela área de Midle Market, tanto para trabalhos de auditoria externa como de consultoria. Em São Paulo foi responsável pelos projetos de outsourcing em compliance e auditoria interna. Possui grande conhecimento em auditoria contábil de demonstrações financeiras, em governança corporativa, gestão de riscos, controles internos e auditoria interna, tendo prestado serviços dessa natureza em grandes e médias organizações. Essa experiência compreendeu não só o relacionamento com Conselhos de Administração e Comitês de Auditoria das empresas onde atuou, assim como a avaliação de sua estrutura e atuação. No âmbito da auditoria interna, desenvolveu trabalhos de estruturação das áreas, desenvolvimento de planos de auditoria, e execução de trabalhos propriamente ditos e sua apresentação para os acionistas (Conselhos de Administração e Comitês de Auditoria).

Manuel Luíz da Silva Araújo declarou para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. Adicionalmente, declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável.