Posicionamento de Mercado
Acreditamos que a Bemobi desenvolveu um posicionamento forte em um mercado crescente de serviços digitais nos países emergentes. Nos últimos anos, desenvolvemos um modelo de crescimento (playbook) que vem sendo executado de forma consistente, buscando a geração de efeitos de rede, sempre que possível, e se utilizando de ganho de escala o que justifica os maiores gastos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) necessários para manter um maior diferencial competitivo.
Em sua forma mais básica o “playbook” é baseado em três dimensões principais:
Novas Soluções Digitais: diferentes tipos de soluções digitais para dispositivos móveis podem ser oferecidos aos clientes finais através de nossas parcerias já estabelecidas de forma a capturar as oportunidades de cross-sell e/ou upsell. (ex. assinaturas digitais, microfinanciamento etc.).
Novas Parcerias e Geografias: expansão através de novas parcerias com empresas de diferentes setores, ampliando nosso mercado endereçável. (ex. novas operadoras de telefonia móvel, fintechs etc.)
Elevar a penetração de nossas soluções em cada parceiro: para cada solução móvel, em cada parceiro, uma combinação de nossa plataforma de canais e campanhas digitais pode aumentar a penetração dos nossos serviços na base estabelecida. Obtivemos inúmeras conquistas em cada um desses vetores ao longo de 2021, aumentando nosso potencial de crescimento assim como a diversificação e resiliência de nossa empresa.
A combinação desses três pilares é a base do crescimento sustentável da Bemobi nos últimos anos e sua evolução é a base para nosso crescimento futuro.
Quanto maior nossa escala nesses três pilares, maior o nosso investimento em P&D de modo a aprimorar a qualidade de nossos serviços e a efetividade de nossos canais.
Vemos oportunidades de crescimento adicional promissoras, como:
• Do ponto de vista das soluções digitais, nossa estratégia de diversificação e cross-sell vem se mostrando, a cada dia que passa, mais acertada. Os novos serviços se tornaram cada vez mais relevantes no nosso resultado.
• Do ponto de vista de expansão via novas parcerias e geografias, mantivemos uma agenda comercial intensa que nos levou a ampliar significativamente nossa atuação internacional. Dentre estas diversas geografias, temos uma base de parceiros mais diversificada de segmentos e serviços, trazendo mais resiliência ao nosso modelo de negócios e criando oportunidades de expansão ainda maiores.
• Do ponto de vista do aumento da penetração de nossas soluções sob a base de clientes finais, nossa estratégia está relacionada à implementação de novos canais digitais de distribuição e venda, em especial a nossa plataforma proprietária de canais digitais, o Loop, que ao ser integrado aos sistemas core das operadoras viabiliza a distribuição escalável de nossas soluções reduzindo materialmente o custo de aquisição de clientes e, consequentemente, elevando nossa penetração.
Tal estratégia de crescimento pode ser acelerada de forma significativa através da aquisição de ativos que trazem sinergia a Bemobi em qualquer uma dessas três dimensões.
Acreditamos que tal estratégia de crescimento possui um grande potencial, haja visto a comparação entre a penetração de assinaturas que possuímos no Brasil (9,1%*), a penetração de nossas operações internacionais (0,6%*) e nosso mercado endereçável (2,6 bilhões de usuários).
*Dados referentes ao 3º Trimestre de 2022.
Cabe salientar que possuímos oportunidades de expansão não só de forma orgânica, mas também inorgânica, essa última por meio de aquisições que alavanquem nossos pontos fortes e os diferenciais do nosso modelo atual (atuação digital pura, parcerias B2B2C sólidas, foco em países emergentes e canais digitais proprietários).
A Companhia concluiu em fevereiro de 2021 o processo de abertura de capital na bolsa de valores brasileira (B3) com objetivo de acelerar ainda mais seu crescimento orgânico nos canais, produtos e serviços existentes, em especial fora do Brasil, e viabilizar sua estratégia de crescimento inorgânico (via aquisições), capturando as inúmeras oportunidades existentes e ampliando o retorno para os nossos acionistas.
Vale destacar que procuramos Companhias que complementem e reforcem as mesmas avenidas de crescimento descritas para o nosso crescimento orgânico. Em outras palavras, são de nosso interesse os seguintes perfis de empresas, sem a eles nos limitar: (i) empresas que nos tragam novos canais de distribuição ou expansão daqueles já existentes; (ii) serviços complementares aos já oferecidos (pagamentos, microfinanças, games, entre outros); e (iii) companhias localizadas em regiões ainda sub exploradas pela Bemobi.
Avançamos, recentemente, de forma significativa nessa agenda com a concretização de duas importantes aquisições, da M4U e da Tiaxa, que vem para complementar e reforçar a estratégia de crescimento orgânico em curso.
De um lado, a M4U amplia e complementa as opções de serviços de Microfinanças e Pagamentos com soluções e competências em meios de pagamento digital, gestão de cobrança recorrente e controles antifraude, que reforçam nosso posicionamento no Brasil e que poderão ser replicados em nossas operações internacionais.
A Tiaxa, por sua vez, possui uma linha de negócio muito sinérgica com a Bemobi na frente de adiantamento de saldos de recarga, onde são referência internacional ao apresentarem modelos de Score de Crédito diferenciados, o que permite maior diversificação do ponto de vista de canais de clientes (ex. empresas do varejo, bancos, fintechs, etc.) e de produtos (ex. Monetização de Dados). Além disso, desenvolve uma série de Plataformas usadas como serviço pelas operadoras que viabilizam a gestão da oferta de serviços digitais, das regras e controles de mensageria e a orquestração de campanhas. Com isso, fortalece nosso portfólio de plataformas de Comunicação (soluções de caixa postal, anti-spam, identificador de chamadas e conversão de mensagens de voz em texto).